Ações da OAB

Caravana das Prerrogativas defende o exercício da advocacia no Piauí

29 de agosto de 2019

De 27 a 29 de agosto, a Caravana Nacional de Defesa das Prerrogativas, esteve no Piauí com uma agenda intensa que teve início em Teresina e passou pelas comarcas de São Raimundo Nonato e Picos. Juntamente com os membros da diretoria e comissões da OAB Piauí, a caravana visitou e dialogou com o magistrados e servidores de várias unidades da Justiça. A ação é uma iniciativa da OAB nacional e tem como objetivo defender e fiscalizar as condições do exercício profissional da advocacia.

O Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Alexandre Ogusuku, destacou a importância das visitas para a defesa das prerrogativas da classe. “As prerrogativas levam a mensagem do respeito aos profissionais da advocacia. Por isso, um dos nossos principais objetivos é integrar cada vez mais os presidentes das seccionais e das subseções na defesa das prerrogativas e contra a criminalização da advocacia, sobretudo, pela defesa de uma sociedade democrática”, pontuou.

O Piauí é a terceira seccional que recebe a visita da Caravana Nacional das Prerrogativas e a primeira seccional do Nordeste a ser apresentada a Cartilha da Prerrogativas da Mulher Advogada. A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, falou sobre a importância das prerrogativas da mulher advogada já que as condições de exercer a advocacia não são as mesmas para homens e mulheres.

“Temos desafios por sermos mulheres e precisamos entender quais são esses desafios. É preciso pensar a construção de uma sociedade mais igual, não no sentido de suprimir as diferenças, mas respeitando e incluindo as diferenças de maneira que todos possam gozar dos mesmos direitos, mesmas oportunidades e com a liberdade de sermos o que quisermos e de estarmos onde quisermos. No dia em que tivermos isso, não precisaremos mais falar sobre essa temática. Esse será um mundo ideal”, explicou Daniela.

Para o presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, a caravana leva, além da defesa das prerrogativas, a defesa da democracia para o interior do estado. “Assim como o próprio Poder Judiciário, a advocacia visa a oferta da Justiça nas suas ações. Nós, advogados, carregamos a bandeira de defesa não apenas das prerrogativas, mas da democracia. A visita da caravana no interior do Piauí nos dar a certeza de que estamos trabalhando em benefício da cidadania e por direitos que ultrapassam a individualidade do advogado e da advogada, ou seja, são direitos em prol da sociedade”, declarou o presidente.

O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB Piauí, Marcus Nogueira, disse que espera que, a partir da realização desta caravana, as autoridades do Piauí entendam e respeitem cada dia mais os advogados. “Espero que as autoridades da Piauí tenham percebido o quão importante é o exercício pleno e livre da advocacia para toda a sociedade no geral. Creio que vai melhorar bastante o relacionamento com as autoridades do Estado depois da visita da Caravana das Prerrogativas”, afirmou.  

 

Com assessoria de imprensa da OAB-PI

 

Vídeos em Destaque

Receba o informativo

Cadastrar

Conselho Federal da OAB

Conselho Federal da OAB SAUS Quadra 5, Lote 1, Bloco M Brasília, DF - CEP 70070-939 Fone: (61) 2193-9600

www.oab.org.br