Ações da OAB

Confira as notícias do período entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro

2 de fevereiro de 2018

Brasília - Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Em destaque, as fortes críticas do presidente Claudio Lamachia ao avanço do crime organizado – que, segundo ele, ocupou alguns espaços do Estado – e o forte discurso do presidente nacional da Ordem na solenidade de abertura do Judiciário, onde pregou respeito à Justiça como chave contra a crise. 

Advocacia terá categoria exclusiva em prêmio do MPF

Advocacia de Direitos Coletivos é a nova categoria incluída no VI Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal. As inscrições seguem abertas até o dia 2 de fevereiro e o prêmio tem como objetivo reconhecer e homenagear iniciativas de membros do MPF, da sociedade civil e da imprensa. Leia mais. 

Lamachia lamenta avanço do crime organizado

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, manifestou-se na segunda-feira (29) por nota na qual analisa a rebelião ocorrida no presídio do Ceará, bem como externa o entendimento da Ordem sobre a situação caótica do sistema carcerário e da segurança pública no país. “O crime organizado assumiu o lugar do Estado em vários aspectos”, lamenta. Leia mais. 

Em parceria, ENA e AASP anunciam cursos on-line para fevereiro

A Escola Nacional de Advocacia divulgou o calendário de cursos on-line para o mês de fevereiro de 2018. As aulas são oferecidas pela AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) em parceria com a ENA e são transmitidas ao vivo para todo o país. Os alunos podem enviar perguntas durante a aula. O primeiro curso, nos dias 6 e 7 de fevereiro, é “Relações de Trabalho e Tecnologia: Tutela dos Trabalhadores que Prestam Serviços Através de Plataformas Digitais”; o segundo curso, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, é “Prática de Audiências”; e o terceiro curso, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, é “Sociedade Anônima”. Leia mais. 

Guilherme Afif, presidente nacional do Sebrae, é recebido por Lamachia

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, recebeu em seu gabinete na terça-feira (30) o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos. No encontro, Lamachia reafirmou o apoio às políticas de fortalecimento das micro e pequenas empresas no Brasil, responsáveis por gerar emprego e renda. O presidente da OAB lembrou ainda a inclusão das atividades da advocacia no Simples, em 2015, com a qual os escritórios passaram a ter um regime mais simplificado de tributação. Leia mais. 

Em Uberlândia, Lamachia diz que “OAB é da sociedade da advocacia” 

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, proferiu um discurso na quarta-feira (31), em Uberlândia (MG), onde comentou o momento delicado pelo qual passa a política brasileira e reforçou o papel da entidade enquanto voz constitucional do cidadão. Ele também falou da atuação da Ordem em defesa do respeito às prerrogativas da advocacia. Leia mais.  

Presidente da OAB prega respeito à Justiça como chave contra a crise

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, defendeu na quinta-feira (1º) a independência do Judiciário e o papel da Justiça na paz social e na busca por soluções frente à crise que o Brasil atravessa. O discurso proferido na sessão de abertura do ano Judiciário, na sede do Supremo Tribunal Federal, foi marcado pela necessidade de respeito às instituições e às leis, assim como a o respeito às prerrogativas da advocacia. Ele também criticou os que questionam a independência do Judiciário, inclusive por meio de pressões políticas contra magistrados. Leia mais. 


Vídeos em Destaque

Receba o informativo

Cadastrar

Conselho Federal da OAB

Conselho Federal da OAB SAUS Quadra 5, Lote 1, Bloco M Brasília, DF - CEP 70070-939 Fone: (61) 2193-9600

www.oab.org.br